Trabalho de economia
1 - Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto). 2 - A Curva de Possibilidade de Produção também conhecida como Fronteira de Possibilidade de Produção expressa graficamente o limite máximo que uma determinada economia pode produzir através da combinação de dois recursos, por exemplo, capital e terra. Pode também ser expressa para demonstrar o quanto a economia pode produzir de dois bens e a relação entre estes. Para produzir mais de uma unidade do bem A, por exemplo, é necessário abrir mão de uma determinada quantidade do bem B, essa determinada quantidade é dada pela Taxa Marginal de Substituição (TMS).
Com relação a tecnologia vale lembrar que caso haja um avanço tecnológico a possibilidade de produção da economia é expandida, logo há um deslocamento da CPP para a direita. Caso haja uma guerra, por exemplo, e grande parte da capacidade instalada for destruída há uma retração da CPP, pois agora a economia pode produzir menos do que anteriormente.
3 - Acréscimos iguais na produção de um determinado produto (alimentos) implicam em decréscimos cada vez maiores na produção de outro (máquinas).
4 - Para entender o funcionamento do sistema econômico, vamos supor uma economia de mercado que não tenha interferência do governo e