Trabalho de economia
2.1-Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da filosofia social, da moral e da ética.
2.2-Precursores da teoria econômica
2.2.1-Antiguidade
Na Grécia antiga, as primeiras referências conhecidas a Economia aparecem no trabalho de Aristóteles.
2.2.2-Mercantilismo
A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. O acúmulo de metais adquire grande importância.
2.2.3-Fisiocracia
Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza. A fisiocracia sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo que era contra a lei seria derrotado. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa “regras da natureza”).
2.2.4-Os Clássicos
Adam Smith (1723-1790)
Considerado o precursor da moderna teoria econômica. Publicou o livro A riqueza das nações, em 1776. Em sua visão harmônica do mundo real Smith acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência uma “mão invisível” levaria à sociedade a perfeição. É como se uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia, sem necessidade da atuação do estado.
Considerava-se que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano, e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão de trabalho, isto é, os trabalhadores deveriam especializar-se em algumas tarefas.
Para Adam Smith o papel do estado na economia deveria corresponder apenas à proteção da sociedade contra eventuais ataques e a criação e manutenção de obras e instituições necessárias, mas não a intervenção nas leis de mercado e, consequentemente na prática econômica.
David Ricardo (1772-1823)
David Ricardo é outro expoente do período clássico. Aprimora a tese de que todos os