Trabalho de economia
1- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
Para os mercantilista considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos, os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis desejadas pela providência Divina para a felicidade dos homens.
2- Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
O mais destacado dos economistas clássicos foi ADAM SMITH. Em sua visão harmônica do mundo real, ele entendia que a produtividade decorre da divisão de trabalho, e essa, por sua vez, decorre da tendência inata da troca, que, finalmente, é estimulada pela ampliação dos mercados. Assim, é necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas. Para Adam Smith o papel do Estado na economia deveria corresponder apenas à proteção da sociedade contra eventuais ataques, criação e manutenção de obras e instituições necessárias, mas não a intervenção nas leis de mercado e, consequentemente, na prática econômica.
3- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
Seu autor foi David Ricardo, também chamada de teoria do comércio internacional, diz que o comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção.
4- Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio Keynesiano da demanda efetiva?
Para Keynes um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado pela demanda agregada ou efetiva, invertendo o sentido da lei de Say (a oferta cria sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.
5- Explique as principais diferenças entre monetaristas,