Trabalho de economia 7 período de administração
7° PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO
CECILIA DEGGER
HELDERGALVÃO RIBEIRO
JOSÉ RICARDO MONTES
ROBSON FERNADESDA SILVEIRA JÚNIOR
WELTON SANDES
A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E SUAS POTENCIALIDADES NO ESTADO DO TOCANTINS
ARAGUAÍNA
2012
CECILIA DEGGER
HELDERGALVÃO RIBEIRO
JOSÉ RICARDO MONTES
ROBSON FERNADESDA SILVEIRA JÚNIOR
WELTON SANDES
A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E SUAS POTENCIALIDADES NO ESTADO DO TOCANTINS
Trabalho apresentado à disciplina de Gestão de Empresas de Indústria e Serviços ministrada pelo Professor Msc. José Francisco Mendanha como requisito parcial da Nota N3.
ARAGUAÍNA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
PROCESSO METODOLÓGICO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERENCIAS
ANEXOS
1 INTRODUÇÃO
2 PROCESSO METODOLÓGICO
3 CONSTRUÇÃO CIVIL
3.1 Definições
A construção civil é formada por uma série de atividades, ligadas entre si por uma vasta diversificação de produtos, vinculando-se a diferentes tipos de demanda. Ela abriga desde indústrias de tecnologia de ponta e capital intensivo, como cimento, siderurgia, química, até milhares de microempresas de serviços com baixo conteúdo tecnológico. Pode-se afirmar que uma das características marcantes do setor da construção civil é a sua heterogeneidade (MELLO, 2007 aput SABADO, 2011, p. 18).
Lira (1997, p. 35 aput SABADO, 2011, p. 18) diz que as obras são produtos singulares fabricados pela indústria da construção civil, e portanto, refere-se à construção de empreendimentos como edifícios, estradas de rolamento e aeroportos, sistemas de transportes, de abastecimento de água e de saneamento, portos, rios, canais, barragens e diques, drenagem e irrigações, pontes e grandes estruturas, seus serviços afins e correlatos. Ou seja; a indústria da construção civil é aquela, em que toda obra (produto) pode ser enquadrada no campo das atribuições do engenheiro civil.
Mello e Amorim (2009) explicam que a indústria da construção civil é classificada de