Trabalho De Ecologia 4
Carolina Cardoso de Azevedo e Leonardo Hideki Miyasaka BN1AU
Exploração humana e ambiental
A degradação ambiental e o esgotamento dos recursos naturais do planeta são um dos assuntos mais falados na atualidade. Noticiamos todos os dias a falta d’água, a poluição, o desmatamento das florestas e etc. Achamos tudo isso um absurdo, porém, a grande maioria de nós não faz nada a respeito dessas questões e principalmente, não procura saber o porquê de estarmos enfrentando.
Segundo o vídeo “A História das Coisas” a origem de todo o problema ambiental, está na alienação das pessoas diante da procedência dos produtos que elas consomem todos os dias e na ganancia pelo lucro dos detentores dos meios de produção. Os grandes produtores estão sempre visando o maior lucro imaginável. O uso de matéria-prima e mão de obra barata é o segredo para “perder” o menos possível de dinheiro. Não se preocupando, que essa matéria-prima vem da natureza, que é um bem e não mais um meio de produção, e que essa mão de obra barata, vem de seres humanos, que trabalham em situações extremas e desumanas e deveriam ter os mesmos direitos que os detentores do poder dos meios de produção.
E nós, consumidores, não pensamos de onde os produtos que usamos no nosso dia-a-dia vieram, como e por quem foram fabricados. Apenas os compramos, e trabalhamos cada vez mais para comprá-los. Alimentando o processo unilateral (extração, produção, comércio, consumo e descarte) que destrói o meio ambiente, e se as coisas continuarem como estão irão acabar com toda a forma de vida e sociedade que conhecemos.
Entretanto, muitos consumidores (os mesmos que se incomodam com a falta d’água, a poluição e se dizem abismados com a degradação ambiental), se dizem não estar dispostos a reduzir o seu “conforto”, continuando o seu consumo desenfreado.
No livro, “Os Descaminhos do Meio Ambiente”, o autor Carlos Walter Porto Gonçalves, nos leva a pensar que, a