Trabalho de direção
DIREÇÃO
Trabalho de Produção para cinema e vídeo apresentado como requisito de avaliação do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA.
Professor Orientador: Júlio Cesar Pessoa Nogueira
Belo Horizonte
Instituto de Comunicação e Artes
2011
NOTAS DO DIRETOR
O filme fala sobre o que o cíumes causado pela bebida pode causar nas pessoas e mostra que por mais que se escute falar que ele está associado ao amor, somente quem foi vítima de ciúmes compulsivo, sabe que o ciumento pode conhecer tudo de maldade, ódio, agressão, domínio, menos o que é o amor. A personagem Ana em seu relacionamento com Mário mostra este lado ciumento que sempre existirá espaço para desconfianças e condenações. Em sua mente doentia, sempre funcionando a todo vapor, ele vê coisas que não existe e acaba colocando tudo a perder. No ciúme as dúvidas podem se transformar em ideias supervalorizadas ou francamente delirantes. O ciúmes tem em comum alguns elementos como, ter uma reação frente a uma ameaça percebida, haver um rival real ou imaginário e por último uma reação que visa eliminar os riscos da perda do objeto amado. O filme mostra claramente que o ciúme descontrolado é causa de agressão e morte.
TEMA
Ciúmes, agressão e violência.
SUPER TEMA
“Ciúme Doentio”
TEMA INTERNO
Relação de um casal que teve seus laços interrompidos pelo Ciúme.
PERSONAGENS
As personagens principais são o Casal Ana e Mário. O filme deseja mostrar até que ponto pode chegar um relacionamento doentio. O filme se altera quando Tiago entra em cena, causando desconfiança por parte do personagem Mário.
ESTÉTICA A escolha estética do filme foi o Realismo, que é considerada uma construção social do real. A realidade mostrada neste filme é parte do real, embora o real não possa ser aprisionado esteticamente senão filtrado pela representação da realidade.
FOTOGRAFIA –