Trabalho de direitos humanos
Cada sociedade é única em muitos aspectos e funciona segundo estruturas de poder e sociais específicas. Assim, alguns estudiosos afirmam que existem tantas formas de governo quanto há sociedades.
Na ciência política moderna, as formas de governo são subdivididas em dois grupos, o de "formas puras" e o de "formas impuras": Formas Puras de Governo (governo para o bem geral): Monarquia - governo de um só; Aristocracia - governo de vários; Democracia - governo do povo. Formas Impuras de Governo (governo para o bem individual ou de um grupo): Tirania - corrupção da monarquia; Oligarquia - corrupção da aristocracia; Demagogia ou Politéia - corrupção da democracia.
Como a proposta de estudo destaca a forma de governo Democrático, vamos nos ater esta temática.
O conceito de democracia, embora estreitamente vinculado à ideia de lei e ao constitucionalismo, não se resume à igualdade jurídica, e também depende do acesso democrático (isto é, igual para todos) a espaços e benefícios sociais diversos, sobretudo do ponto de vista das esquerdas.
O termo democracia é de origem grega (dēmokratía) e quer dizer "poder do povo". Na Grécia antiga, o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Platão e Aristóteles, era contrária a um governo de iniciativa popular.
Democracia, por sua vez, é um conceito de difícil definição, fundamentado na noção de uma comunidade política na qual todas as pessoas possuem o direito de participar dos processos políticos e de debater ou decidir políticas igualmente e, na acepção moderna, na qual certos direitos são universalizados a partir dos princípios de liberdade de expressão e dignidade humana.