Trabalho de didática - acompanhamento de aula
(Combs, 1965)
Introdução – Ensino investigativo Sabemos que, de um modo geral, o ensino de ciências tem se realizado de maneira tradicional, baseado em definições, leis e proposições científicas que tomamos como fato, sem a preocupação com a problematização do conteúdo, e sem que se crie um diálogo entre a teoria e o que conhecemos como evidências do mundo real. Segundo Suart, 2010 “no ensino, as atividades precisam valorizar o papel do aluno no processo de elaboração de hipóteses e confrontação com situações de erro”, e é através do ensino investigativo que conseguimos formar um aluno capaz de ser autônomo e crítico, sabendo mesclar as informações que possui e transformá-las em conhecimento pessoal.
Objetivos Este trabalho tem como objetivo principal a avaliação de uma aula de um professor de química, quanto às abordagens de ensino-aprendizagem utilizadas em aula pelo professor. Além disso, o trabalho propicia um contato direto com a realidade de um professor em sala de aula.
Dados da Escola
Escola: Fernanda Telles – Ensino Médio e Pré-Vestibular (particular)
Série: 2ª série do Ensino Médio
Período: Manhã
Disciplina: Química
Conteúdo abordado: Termoquímica
Organização da Aula A respeito do assunto Termoquímica, o professor trabalhou apenas os conceitos de Reações Endotérmicas e Exotérmicas e Entalpia, sendo que o restante do conteúdo será trabalhado nas próximas aulas. O professor iniciou a aula fazendo a apresentação do tópico a ser trabalhado e a explicação da razão de se trabalhar esse