Trabalho De Did Tica
Disciplina: Didática aplicada á Enfermagem
Docente: Ana Lucia
Discentes: Laiane Patricia de Oliveira
Porto Velho – RO
2014
Curso: Enfermagem
Disciplina: Didática aplicada à Enfermagem
PESQUISA: Técnicas de ensino
PORTO VELHO-RO
2014
Classificação de risco
O objetivo da classificação de risco é identificar a prioridade clinica e o nível de urgência do atendimento: facilitando a gestão de cada paciente e do serviço como um todo: sendo assim: a classificação de risco é a metodologia que define as prioridades clinicas nos serviços imediatos de saúde: avaliando o paciente de acordo com os critérios baseados em sua condição e sintomas apresentados.
O que é?
A Classificação de Risco é a estratificação de risco dos usuários que procuram atendimento nos serviços de saúde. Ao dar entrada em uma unidade de saúde o paciente é classificado, recebendo uma prioridade que determina o tempo alvo para o primeiro atendimento médico, essa prioridade é baseada na situação clínica apresentada e não na ordem de chegada.
Como funciona?
A Classificação de Risco é realizada com base em protocolo adotado pela instituição de saúde, normalmente representado por cores que indicam a prioridade clínica de cada paciente. Para tanto, algumas condições e parâmetros clínicos devem ser verificados.
Qual protocolo?
Os modelos de Classificação de Risco mais utilizados no mundo se baseiam em 2 a 5 níveis de gravidade, sendo o último mais utilizado na atualidade. São 5 os modelos de triagem mais avançados e dentre estes o Protocolo de Manchester se destaca por trabalhar com algoritmos e determinantes, associados a tempos de espera simbolizados por cores, como demonstrado no quadro abaixo:
O paciente classificado como vermelho deve ser atendido de imediato, ou seja, tempo zero. As demais cores laranja, amarelo, verde e azul devem ser atendidas em tempo máximo de 10 minutos, 60 minutos, 120