Trabalho de Cultura Religiosa - A Busca do Sagrado - ULBRA Canoas
Nome: Márlon Britto Ramos
Turma: terça à noite
Data: 11/03/2014
1) Ler o texto “A busca do sagrado” e destacar duas ideias que julgue importante, relevante ou polêmica.
2) Fazer um breve comentário crítico-pessoal sobre as 2 ideias destacadas, justificando a escolha das mesmas e sua relevância.
“A questão da busca do sagrado, ou da busca de Deus, é algo inerente e próprio da natureza humana.”
Eu escolhi esta ideia apresentada no texto por concordar que todas ou quase todas as pessoas em algum momento param para refletir sobre sua origem e buscar um sentido para sua vida. Mas também acredito que algumas pessoas, apesar de alguma possível pressão familiar ou social, se satisfazem apenas em acreditar na ciência como fonte de origem, que nós podemos elaborar nosso próprio sentido para a vida ou apenas optam pelo agnosticismo. Logo, eu acredito que nem todos procuram algo invisível a cultuar ou apoiar-se.
“O sentimento religioso é a mais complexa inclinação que se pode descobrir no fundo do coração humano: em torno desta tendência fundamental agrupam-se todas as espécies de aspirações, entusiasmos, curiosidades sobre a vida, o universo e o além”.
Esta ideia é interessante porque as religiões que conheço tratam de assuntos como propósitos pessoais, busca sobre conhecimento, vida após a morte, etc. Até aí me parece plausível, exceto pelo fato de relacionarem diretamente sentimento religioso com “todas as espécies de aspirações e entusiasmos”. Nem tudo que queremos e que nos motiva na vida deve girar em torno da mesma área, mesmo religião. Isto não é saudável. Pelo menos eu acredito que se existe um Deus ele não nos criou apenas para alimentar seu ego, apenas lhe adorando e louvando. Se o mundo criado por ele tem tantas possibilidades, também devemos ter sido criados para usufruir delas.