Biografia Henry Ford
Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, na cidade norte-americana de Springwells. Faleceu em 7 de abril de 1947, na cidade de Dearborn. Ainda jovem, trabalhava na fazenda do pai, onde era o responsável pela manutenção dos motores dos tratores. Foi nesta época que desenvolveu o talento e o grande interesse pela engenharia automobilística.
Quando a sua mãe morreu, Ford, que já tinha alguma fama como reparador de relógios, foi trabalhar como operador de máquinas nas empresas Detroit Dry Dock Co e James F. Flower & Bros. Mas voltou à fazenda da família para atuar como operador de máquinas, desta vez, trabalhando para a Westinghouse, onde entrou definitivamente aos 19 anos e construiu um motor à gasolina.
No Natal, com a ajuda de sua esposa Clara, pôs seu primeiro motor para funcionar — na cozinha de casa. Os experimentos culminaram em 1896 com a conclusão de seu próprio veículo, o Ford Quadricycle, que ele dirigiu em teste em 4 de junho. O carro tinha dois lugares, motor de dois cilindros horizontais, potência de 4 cv, transmissão de duas marchas e velocidade máxima de 30 km/h. Usava suspensão com molas helicoidais, rodas de bicicleta com pneus de borracha maciça e pesava 225 kg. Para dirigi-lo pela cidade, precisou de uma licença especial do prefeito.
Sua empresa, a Ford Motor Company foi fundada depois de gerenciar a sua primeira empresa, a Detroit Auomobile Company, atuando como engenheiro chefe, mas com a ideia fixa de produção de massa, o que não foi aceito junto a outros diretores. Empreendeu solitariamente a idéia e, como conseqüência, teve grande sucesso na invenção do carro 999, com a ajuda do projetista Barney Oldfield.
Ford é considerado o primeiro a implantar um sistema de produção em série. O engenheiro americano notou que era muito mais barato e rápido produzir um modelo de automóvel padronizado. De acordo com o fordismo o automóvel passava por uma esteira de montagem em movimento e os operários colocavam as peças. Logo,