Trabalho de corno
A psicanálise
Sigmund Freud
“[...] médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica [...] ousou colocar os ‘processos misteriosos’ do psiquismo, suas ‘regiões obscuras’, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos. A investigação sistemática desses problemas levou Freud à criação da Psicanálise” (p. 70).
Entanto....
Teoria
Método de Investigação
Prática profissional
“Caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica” (p. 70).
“Método interpretativo que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos” (p. 70).
“Análise que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento” (p. 70-1).
Atualmente: “[...] usada como base para psicoterapias, aconselhamento, orientação e aplicada no trabalho com grupos, instituições. [...] também é um instrumento importante para a análise e compreensão de fenômenos sociais relevantes: as novas formas de sofrimento psíquico, o excesso de individualismo no mundo contemporâneo, a exacerbação da violência etc.” (p. 71).
A gestação da psicanálise
O caso de Ana O: “apresentava um conjunto de sintomas que a fazia sofrer: paralisia com contratura muscular, inibições e dificuldades de pensamento. Esses sintomas tiveram origem na época em que ela cuidava do pai enfermo. No período em que cumprira essa tarefa, ela havia tido pensamentos e afetos que se referiam a um desejo de que o pai morresse. Estas ideias e sentimentos foram reprimidos e substituídos pelos