trabalho de controle de processos
1) Descrição do funcionamento : Em eletrônica e em engenharia elétrica, fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto de uma instalação elétrica, para que se funda, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar um determinado valor, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, o que poderia danificar a integridade dos condutores, com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito.
2) Tipos de fusíveis:
Fusíveis Ultra-Rápidos (classe aR): São uma excelente proteção contra curtos-circuitos, porém Não são adequados contra sobrecargas.
Termo-fusível: Um termo-fusível, além de acumular a função do fusível propriamente dito, permite também proteger determinados equipamentos, caso a sua temperatura ultrapasse determinados valores. Assim protege o equipamento contra sobrecargas, não diretamente usando a corrente de consumo, mas sim a sua temperatura exterior, já que estes termo-fusíveis, estão colocados junto à carcaça para vigiar a sua temperatura.
Fusível mecânico : Este deve ser o menos conhecido dentre os eletrotécnicos, visto que se trata de um dispositivo mecânico. Permite separar sistemas mecânicos, quando entram em bloqueio (devido a um esforço anormal). Para não transmitir o problema à fonte energética, o fusivel mecânico quebra-se, usando as propriedades previsiveis do cisalhamento dos materiais.
Chave fusível: A chave fusível é utilizada para proteção de equipamentos e ramais das redes de distribuição de energia elétrica. São operadas por vara de manobra.
Aspecto exterior: Fusível tipo Rolha
O fusível tipo rolha é o mais comum nas instalações domiciliares, tem como capacidade de corrente valores que variam de 6 a 30 ampéres e como tensão máxima de trabalho de 250 Volts.
Fusível tipo Cartucho
O fusível tipo cartucho é