Trabalho de contabilidade
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Contábeis – Matutino
Disciplina: Contabilidade básica
Docente: José Emerson Firmino
Atividades: I e II
Natal/RN
07 de setembro de 2015
Atividade I: Pesquisar em livros e revistas técnicas e copiar conceitos diferentes de contabilidade citando os livros consultados, autor, editora, cidade onde fica a editora, edição e ano de publicação.
Atividade II: Definições de Ativo, Passivo, PL, Receita e Despesa de acordo com CPC00.
Ativo: é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. Repare-se que a figura do controle (e não da propriedade formal) e a dos futuros benefícios econômicos esperados são essenciais para o reconhecimento de um ativo. Se não houver a expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe o ativo.
Passivo: é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
Patrimônio Líquido: é o interesse residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
Receitas: são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais (proprietários da entidade).
Despesas: são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais (distribuição de resultado ou