TRABALHO DE CONTABILIDADE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONVENÇÃO CONTÁBIL DA MATERIALIDADE
CURITIBA
MARÇO/2014
EVERTON LUIZ ALVES DE FARIA
EZAQUEU BERTRAND CAMUS
KELLY OLIVEIRA
LILIANE KOKOT
LUCILENE PORTES
MARCUS VINICIUS LOPES FERREIRA
CONVENÇÃO CONTÁBIL DA MATERIALIDADE
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Opet, como exigência parcial para a obtenção do Título de bacharelado em Ciências Contábeis.
Prof. (a) Orientador(a): Adilson Lombardo.
CURITIBA
MARÇO/2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2
1 INTRODUÇÃO
As convenções são o complemento dos princípios e postulados. O principal motivo da criação das convenções contábeis é a grande margem de liberdade que os principios contábeis permitem ao contador no registro das operações. O grande objetivo é restringir ou limitar ou mesmo modificar parcialmente o conteúdo dos princípios, definindo mais precisamente seu significado. As convenções são mais objetivas e tem a função de indicar a conduta adequada, assim as convenções são o complemento dos princípios e postulados Nesse trabalho será apresentado o aspecto legal, definição conceitual, aplicação do conceito e entendimento do conceito da convenção da materialidade.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. Definição Conceitual
2.2. Convenções Contábeis Segundo FIPECAFI as convenções representam o complemento dos Postulados e Princípios, no sentindo de delimitar conceitos, atribuições e direções a seguir e de sedimentar toda a experiência e bom-senso da profissão no trato de problemas contábeis. Já de acordo com Camargo, os princípios permitem ampla margem de liberdade ao contador no registro de operações. As convenções restringem, limitam ou mesmo modificam parcialmente o conteúdo dos princípios.
2.3. Convenção da