Trabalho De Contabilidade Completo
LLM EM DIREITO EMPRESARIAL 03 – DECISION/FGV – POA/RS
DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE
PROFESSOR VOLNEI F. DE CASTILHOS
Componentes: Angélica Palma Hendges, Caroline Bidone, Fernanda Drews Amorim, Giana Ochoa Tagliari, Marília Paczek, Patrícia Bortolaso.
Empresa escolhida: OGXP3 (OGX)
Data: 13.08.2014
Resolução das questões:
1) O balanço patrimonial é a demonstração que apresenta todos os bens e direitos da empresa, assim como as obrigações em determinada data. A diferença entre o Ativo e o Passivo é chamada de Patrimônio Líquido e representa o capital investido pelos proprietários da empresa, quer através de recursos externos, quer gerados por esta em suas operações e retidos internamente. O balanço patrimonial demonstra, portanto, a posição financeira/patrimonial de uma empresa em um momento específico e informa a capacidade de geração de fluxos futuros de caixa. Podemos afirmar que o balanço patrimonial é a fotografia financeira e não econômica da empresa em uma determinada data.
O DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), por seu turno, retrata apenas o fluxo econômico e não o fluxo monetário (de dinheiro), caracterizando-se como uma demonstração dos aumentos e das reduções causados no Patrimônio Líquido pelas operações da empresa.
Como leciona Alexandre Assaf Neto1, o valor de uma empresa depende de seu desempenho esperado no futuro, do que ela seja capaz de produzir de valor (riqueza), e não do custo de seus ativos. A informação contábil, por sua vez, não tem por objetivo refletir o valor de mercado de um ativo, do que concluímos que o balanço patrimonial não é a medida ideal para definir o valor econômico de uma empresa.
O montante do patrimônio líquido ou valor patrimonial de uma ação, medidas contábeis usualmente utilizadas em avaliações econômicas de investimento, não mantêm relação com o genuíno valor de mercado da empresa, estando mais diretamente vinculados ao valor de compra (custo) de seus ativos. Em