TRABALHO DE CONTABILIDADE 16
Partidas Dobradas Onde débito e crédito correspondem à teoria de números positivos e negativos. O método teve rápida difusão e foi universalmente aceito e adotado desde a época de 1494 onde foi desenvolvido na Itália, sendo hoje considerado um dos pilares da contabilidade moderna.
Este método diz que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas de crédito, ou seja não há devedor sem credor correspondente.
Universalmente utilizado pela contabilidade, onde para cada débito corresponde um crédito de igual valor.
Características das Partidas Dobradas - Para cada fato contábil haverá no mínimo dois lançamentos, um a debito e outro a credito. - Todas as aplicações de recursos (débito) necessitarão de uma origem de recursos (crédito) - A soma dos débitos será sempre igual a dos créditos. - Não há debito sem que haja crédito e vise-versa
Exemplo:
Supondo que uma empresa X comprou equipamentos no valor de R$1.000,00 á vista, pordemos representar essa conta da seguinte forma:
Débito – Caixa ---------- 1.000,00
Crédito – Equipamentos -------- 1.000,00
História
A idéia do método desenvolveu-se quando se criou a conta Capital. A primeira transação financeira da entidade, qual seja, a colocação de dinheiro nas contas da mesma pelos sócios, se escritura assim:
Débito: Conta Caixa (Ativo);
Crédito: Conta Capital (Patrimônio Líquido ou Passivo não Exigível).
Por