ATPS RESENHA 2 LARISSA PIRES
Autores: BARRA, D. C. C.; NASCIMENTO, E. R. P.; MARTINS, J. J.; ALBUQUERQUE, G. L.; ERDMANN, A. L.
EVOLUÇÂO HISTÓRICA E IMPACTO DA TECNOLOGIA NA ÁREA DA SAÚDE E DA ENFERMAGEM
Autores: BARRA, D. C. C.; NASCIMENTO, E. R. P.; MARTINS, J. J.; ALBUQUERQUE, G. L.; ERDMANN, A. L.
Buscando uma adequação as necessidades do paciente independente do uso da alta tecnologia, que é indispensável atualmente, cabe ao enfermeiro a responsabilidade de manusear as tecnologias e manter a sua presença humanizada junto aos seus doentes.
A industrialização trouxe as inovações como; sistemas operacionais e organizacionais, informática, equipamentos modernos, dentre outros. E pesquisas cientificas que verificam se a eficácia referente a tecnologia e inovação são economicamente viáveis em comparação a outras, ainda sim as mudanças são constantes. Vivemos numa era tecnológica onde muitas vezes a concepção do termo tecnologia tem sido utilizada de forma enfática, incisiva e determinante, porém equivocada na nossa prática diária, uma vez que tem sido concebida, corriqueiramente, somente como um produto ou equipamento. A temática tecnologia não deve ser tratada através de uma concepção reducionista ou simplista, associada somente à máquinas. Entendemos que a tecnologia compreende certos saberes constituídos para a geração e utilização de produtos e para organizar as relações humanas (MEHRY E et al, 1997) O limite entre a ciência e a tecnologia não é claramente definido, pois não podemos imaginar a ciência sem a sua técnica; e como a ciência é incapaz de lidar com questões e valores, nos diz o que pode ser feito, mas não o que deveria ser feito (MARSDEN, 1991).
Muitas dessas inovações retiram profissionais do mercado, sendo substituídos por maquinas, alguns questionamentos são levantados; onde termina o corpo humano e onde começa a maquina? Esse questionamento foi