TRABALHO DE CONSTRU O DE EDIFICIOS II
Irei abordar o assunto de pinturas, trazendo uma conclusão sobre os vários tipos de pinturas e acabamentos para determinados materiais.
As pinturas são utilizadas não somente para trazer um acabamento à parede e a proteger, mais é utilizada também para dar vida, alegria ao ambiente em que está; A pintura serve para conservar, seja uma parede contra a umidade, uma porta contra a ferrugem ou algum material que necessite ser impermeabilizado.
TINTAS E VERNIZES:
As tintas são compostas com um corante, misturadas em uma base, e serve para proteger e trazer beleza ao material.
Vamos observar alguns deferentes tipos e para cada fim, cada uma é destinada:
Látex O látex pode ser à base de PVA, acrílico ou vinil-acrílico.
É mais indicado para paredes internas, o látex pode ser a base de PVA ( Acetato de Polivinila)
O látex acrílico é semibrilhante e possui resina acrílica.
Mais resistente, recomenda-se aplica-lo a áreas externas.
O retoque não pode ser feito, além de ser mais caro.
Verniz
Verniz é uma película de acabamento quase transparente, usada geralmente em madeira e outros materiais para proteção, profundidade e brilho. Sua formulação tradicional contém óleo secante, resinas e um solvente como aguarrás, mas modernamente são utilizados também derivados de petróleo como poliuretano ou epóxi. Em oposição às tintas, verniz não contém pigmento para ressaltar a textura ou cor natural.
É utilizado também como última camada sobre pintura, para proteção e efeito de profundidade. Aplicada como um líquido, com um pincel ou pulverizador, forma uma película ao secar em contato com o ar.
São utilizados em madeiras e metais, etc. São à base de poliuretano. Costuma-se dizer que quanto mais brilho, mais resistência.
Tintas Epóxi
Uma resina epóxi ou poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou "endurecedor". As resinas epóxi