Trabalho de conclusão
Com o gótico, a arquitetura ocidental atingiu um dos pontos culminantes da arquitetura pura. Asabóbadas cada vez mais elevadas e maiores, não se apoiavam em muros e paredes compactas e sim sobre pilastras ou feixes de colunas. Uma série de suportes que eram constituídos porarcobotantes e contrafortes possuíam a função de equilibrar de modo externo o peso excessivo das abóbadas. Desta forma, imensas paredes espessas foram excluídas dos edifícios de género gótico e foram substituídas por vitrais e rosáceas que iluminavam o ambiente interno.[2]
O estilo gótico ficou marcado em muitas catedrais europeias, entre elas a de Notre-Dame,Chartres, Colônia e Amiens, a maioria classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Muitas catedrais góticas caracterizam-se pelo verticalismo e majestade, denominando-se durante a Idade Média, como supremacia e influência para a população.
A arquitetura renascentista francesa é um estilo de arquitetura que foi importado da Itália durante o início do século XVI e desenvolvido à luz das tradições arquitetônicas da França.
Durante os primeiros anos do século XVI, os franceses estiveram envolvidos em guerras no norte da Itália, trazendo de volta para a França não apenas tesouros da arte renascentista, mas também suas idéias estilísticas. Um grande número de construções foram feitas no Vallée de la Loire, e muitoscastelos renascentistas apareceram então, sendo o exemplo mais antigo o Castelo de Amboise(1491 d.C.), no qual Leonardo da Vinci passou seus últimos anos. O estilo tornou-se dominante durante o reinado de Francisco I.