Trabalho de Conclusão
Justificativa e objetivos no final da introdução
2. Revisão de Literatura
Hoje em dia um dos temas mais falados em quesito escola, é a inclusão escolar, onde alunos com algum tipo de deficiência, seja ela física mental ou intelectual, são compreendidos no ambiente escolar.
A educação inclusiva tenta atender a todas as necessidades educacionais dos alunos nas escolas. No final das contas, e pela legislação, a escola tende a aceitar todos os alunos, independente de ser uma escola integradora ou não (Livro Caminhos para a Inclusão).
O espaço escolar deve ser um ambiente de aprendizagem agradável e seguro e que espere e tenha expectativas sobre os alunos. A educação inclusiva teve sua evolução como um desafio às práticas e políticas segregativas da educação (Livro Caminhos para a Inclusão).
2.1. Inclusão Escolar
É de conhecimento geral, que a inclusão é um ponto recente e novo na educação brasileira e que merece uma atenção especial. (texto MEC) A inclusão exige mudanças tanto na mentalidade das pessoas e dos cidadãos, quanto no modo de vida e nas reflexões que cercam as pessoas presentes nesse contexto. (Texto: A inclusão escolar e os desafios da Aprendizagem)
Por ser um tema de grande relevância, a necessidade de a escola atender as diferenças à condição humana deixa explícito que a inclusão escolar é uma questão de grande importância. (Texto 1)
Um bom programa de educação pedagógico traz benefícios para qualquer criança, independentemente da sua condição física, emocional ou intelectual. (texto MEC).
Com a criação do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP) em 1970, iniciou-se o processo de institucionalização da Educação Especial no Brasil e a expansão dessa área ao ensino regular. (Texto 2) 2.1.1. Educação Especial
O apoio às necessidades de um aluno classificado com necessidades especiais representa a educação especial. A necessidade de reorganização e adequação à heterogeneidade de um