Trabalho de conclusão de curso
A real expansão do Centro Universitário Claretiano para os próximos anos direciona a necessidade de se estabelecerem prioridades no campo da investigação, ou seja, o fortalecimento da Iniciação Científica (IC).
Os cursos oferecidos pelo Centro Universitário Claretiano contemplam em suas respectivas matrizes curriculares o desenvolvimento em caráter obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso. Desse modo, o principal objetivo relacionado ao referido trabalho é viabilizar ao discente a possibilidade de aproximar teoria e prática, condição que permitirá a exploração e o aprofundamento da teoria apresentada em sala durante o processo de formação e de capacitação do educando de forma real, em que poderá observar metodologicamente a aplicabilidade do teórico ao prático de modo sistematizado.
O contexto atual possibilitou uma nova formatação para os Trabalhos de Conclusão de Curso, em que a clássica monografia deverá ser substituída por uma das formas a seguir:
Artigo Científico de Revisão Bibliográfica - é o resultado de uma investigação bibliográfica que procura explicar um problema com base em referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. A pesquisa bibliográfica é meio de formação por excelência e constitui o procedimento básico para os estudos, pelos quais se busca o domínio sobre determinado tema.
Artigo Científico de Pesquisa de Campo - é o resultado de uma investigação em que o aluno assume o papel de observador e explorador, coletando os dados diretamente no local (campo) em que se deram ou surgiram os fenômenos. Portanto, o trabalho de campo caracteriza-se pelo contato direto com o fenômeno de estudo.
Relato de Experiência - divulgação de experiências profissionais e/ou acadêmicas desenvolvidas ou em andamento que, por suas propostas, tragam contribuições para a área na qual o aluno se insere.
Estudo de Caso - é a pesquisa sobre determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade que seja representativo