Trabalho de Conclusão da disciplina Introdução à Engenharia Mecânica - Unicamp
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
LEONARDO TRAVAGINI DELBONI
RA 172102
HISTÓRIA DA ENGENHARIA MECÂNICA NO BRASIL E
NO MUNDO E SEU DESENVOLVIMENTO
CAMPINAS
2015
LEONARDO TRAVAGINI DELBONI
RA 172102
HISTÓRIA DA ENGENHARIA MECÂNICA NO BRASIL E
NO MUNDO
RESUMO
Engenharia Mecânica é a área da engenharia que analisa e põe em prática os conceitos da física, ciência dos materiais e engenharia para a análise, concepção, manutenção e fabricação de sistemas da área mecânica, além da produção e operação de diversas máquinas e ferramentas, como projeção e construção de motores, usinas e outras diversas coisas, sendo uma das mais antigas disciplinas na área da engenharia.
Ela requer um entendimento dos conceitos fundamentais, como cinemática, mecânica, ciência dos materiais, termodinâmica, eletricidade e análise estrutural.
Esses engenheiros utilizam de tais princípios fundamentais e de ferramentas como engenharia ajudada por computadores, e da gestão do ciclo de vida do produto para analisar e projetar equipamentos, fábricas e sistemas de aquecimento e máquinas industriais e sistemas de transporte, refrigeração, robótica, aeronaves, embarcações, armas, projetos voltados para a medicina, dentre outros.
A Mecânica se originou como um ramo da engenharia durante a Revolução
Industrial ocorrida na Europa por volta do século XVIII; porém, é aceito que ela teve seu desenvolvimento ao longo dos milhares de anos que compões a história da humanidade. Também por meio dos grandes avanços da ciência durante o século XIX, principalmente na área da física, a Engenharia Mecânica passou a ser considera um ramo da Ciência, cujo campo tem aumentado consideravelmente e continuamente, principalmente em áreas mais novas e atuais como a nanotecnologia e a mecatrônica.
Ela também pode ser relacionada a diversas outras áreas da engenharia como a aeroespacial, metalúrgica, civil, elétrica, do petróleo, de produção, de transportes (ou mobilidade), biomédica,