Trabalho de conclusao de curso faculdades padrao
2.1. ANÁLISE DA EVOLÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
Marco Pólo - Dornelas (2005). Tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Marco pólo assina um contrato com um homem que possuía muito dinheiro para vender as mercadorias dele Enquanto o capitalista assumia o risco de forma passiva, o empreendedor aventureiro assumia papel ativo, correndo todos os riscos físicos .
Idade Média - O termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerencia grandes projetos de produção. Esse indivíduo não assumia grandes riscos, apenas gerenciava os projetos utilizando os recursos disponíveis, proveniente do governo do país, ( DORNELAS 2005 p.29).
Século XVII - o termo “empreendedorismo” (entrepreneurship) surgiu na frança e foi registrado em pelo economista e escritor francês (Richard Cantillon), era empreendedor pessoas que assumiam riscos e compravam matérias-primas (DORNELLAS 2005 P. 29) os quais estabeleciam um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos a população explicando-se de comprar algo por um determinado preço e vendê-lo em um regime de incertezas.
Século XVIII- Já Jean Baptiste Say ampliou essa definição no século seguinte Relacionando empreendedorismo que para ele e àquele que “transfere recursos econômicos de um de um setor de produtividade baixa para uma mais elevada e de maior rendimento” convencendo que quem abre seu próprio negócio é um empreendedor, que são pessoas que visam o crescimento econômico, diversificando e criando novas ideias e as executando com talento. Neste século o capitalismo e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao da industrialização que ocorria no mundo revolução industrial. Exemplo: Thomas Edison. (DORNELAS, 2005,P. 30) PROCURAR OUTRO AUTOR
E neste século teve inicio a revolução industrial que geraram mudanças nos processos produtivos o que era manufaturado passa a ser industrializado. O Homem passou a ser visto com uma máquina e