Plano de trabalho
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA e JUSTIFICATIVA
A elaboração de um projeto se dá introduzindo o que pretendemos resolver, ou transformar. Este problema deve ser delimitado e caracterizado para conhecermos suas dimensões, origens, histórico, implicações e outras informações. Esta prática nos dará maior intimidade com o tema, permitindo um diagnóstico mais fiel e definindo estratégias mais precisas para sua resolução.
Aqui deve ficar claro que o projeto é uma resposta a um determinado problema percebido e identificado pela comunidade ou pela entidade proponente.
Após a caracterização do problema/situação, podemos justificar a necessidade da intervenção.
A justificativa é uma parte muito importante em um projeto, ela é deve responder: Por que executar o projeto?
Algumas perguntas que podem ajudar a responder esta questão: 1. Qual a importância desse problema/questão para a comunidade? 2. Existem outros projetos semelhantes sendo desenvolvidos nessa região ou nessa área temática? 3. Qual é a possível relação e atividades semelhantes ou complementares entre eles e o projeto proposto? 4. Quais são os benefícios a serem alcançados?
OBJETIVO GERAL
Tem-se empregado o termo objetivo geral para a situação ideal almejada, em poucas palavras, o objetivo geral deve expressar o que se quer alcançar, ultrapassando inclusive o tempo de duração do projeto. Geralmente o objetivo geral está vinculado à estratégia global da instituição.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos também podem ser chamados de resultados esperados. São os efeitos diretos das atividades ou ações do projeto. Ao contrário dos objetivos gerais, que nem sempre poderão ser plenamente atingidos durante o prazo de execução do projeto, os objetivos específicos devem se realizar até o final do projeto.
METAS
As metas, que muitas vezes são confundidas com os objetivos específicos, são os resultados parciais a serem atingidos e