Plano de trabalho
Um plano de trabalho é uma ferramenta que permite ordenar e sistematizar informação considerada relevante para realizar um trabalho. Esta espécie de guia propõe uma forma de interrelacionar os recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos disponíveis.
Enquanto instrumento de planificação, o plano de trabalho estabelece um cronograma, designa os responsáveis e traça metas e objectivos.
As acções/medidas que figuram no plano de trabalho podem ser seguidas, controladas e avaliadas/averiguadas pelo responsável; desta forma, verificando-se que a organização esteja longe de cumprir com os seus objectivos, sempre resta a possibilidade de proceder a alterações na forma como este é conduzido e rectificar as acções
O plano de trabalho é considerado válido para um determinado período de tempo. Assim, as acções propostas por este devem ser desenvolvidas num certo prazo, sendo que os objectivos têm de ser cumpridos antes de uma data limite. Uma vez concluído/expirado um plano de trabalho (o qual pode ser mensal ou anual, por exemplo), é substituído por um novo.
Convém salientar que o plano de trabalho é expositivo, uma vez que expõe uma série de dados logicamente ordenados (cada um deriva ou é consequência do anterior). O plano de trabalho de um arquitecto obriga a que, em primeiro lugar, seja feita uma maquete ou um modelo (o projecto) para depois se dar início às obras de construção. Se as coisas fossem feitas numa ordem inversa, não teria lógica nem coerência.
Leia mais: Conceito de plano de trabalho - O que é, Definição e Significado