TRABALHO DE COMPUTACAO
Neste trabalho faremos um resgate histórico dos principais acontecimentos e avanços tecnológicos e de sua influência nas mudanças das arquiteturas dos computadores. O entendimento sobre processo que delinearam, passo-a-passo a evolução dos sistemas computacionais antigos e modernos. Toda evolução tecnológica foi iniciada através de uma necessidade humana. E na história dos computadores, não foi deferente. Por termos a necessidade de efetuamos cálculos cada vez mais complexos deu-se início aos estudos que culminaram na criação de uma máquina de cálculos automática, o computador.
O primeiro elemento com o qual homem contou para fazer cálculos foi o conjunto de dedos de suas mãos. Como se sabe que o homem nunca ficou parado tentou avançar para mudar o mundo.
Objetivos gerais:
Conhecimento do historial do computador.
Objetivos específicos:
Conhecimentos de computadores da 1ª geração;
Conhecimentos de computadores de 2ª geração, 3ª e 4ª geração
Conhecimentos sobre os supercomputadores.
Os Ancestrais Dos Computadores
Os primeiros computadores, ou de geração zero, apareceram no século XVII e eram compostos exclusivamente por elementos mecânicos. Caracterizavam-se por uma grande rigidez no que diz respeito aos programas a executar. Sendo consideradas como máquinas dedicadas.
Calculadora de Pascal (1642)
Dos trabalhos conhecidos deste período, destaca-se o trabalho de Blaise Pascal, que em 1642 desenvolveu uma máquina de calcular totalmente mecânica. A máquina, também chamada de Pascaline, era baseada na existência de um disco para cada potência de 10, cada disco sendo dotado de 10 dígitos (de 0 a 9).
Figura 1: Calculadora de Pascal: Pascaline
Calculadora de Leibnitz (1671)
Em 1671, o filósofo e matemático alemão da cidade de Leipzig, Gottfried Wilhelm von Leibnitz introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas.
Figura 2: Calculadora de Leibnitz
Em 1694, a máquina foi construída e