Trabalho de COB
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DARIO GERALDO SALLES – CEDUP
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PALLET POR ROTOMOLDAGEM
LUCAS FRÖHLICH MICHELS
MECÂNICA
3m1
Joinville
Junho/2015
SUMÁRIO
1 O PROCESSO DE ROTOMOLDAGEM
1.1 O que é a rotomoldagem?
O processo de rotomoldagem é um processo industrial de transformação de termoplásticos, ou seja, a deformação de matéria por calor.
O processo é simples e barato se comparado a injeção, extrusão e outros processos de transformação de termoplásticos. O processo por rotomoldagem é basicamente composto de carregamento, aquecimento e resfriamento do molde, seguido, por ultimo, da desmoldagem da peça. A rotomoldagem, como já diz o próprio nome, é constituída de rolagem do molde e seu aquecimento, gerando então a deformação da matéria dando a forma equivalente ao molde.
Os materiais mais utilizados são o polietileno, o náilon, PVC e o policarbonato.
1.2 O forno
O forno, feito de alumínio, é construído com chapa dupla e tem seu interior preenchido com lã de vidro. Aquecido por um maçarico alimentado a gás, o forno possui um potente motor que espalha e nivela o calor dentro de si e dá uniformidade a peça. O forno deve ter o tamanho adequado para suportar os eixos que irão girar dentro dele.
1.3 Carrossel
O carrossel é feito de ferro 1020, constituído de quatro braços que possuem dois eixos cada braço, um encaixado ao outro, girando simultaneamente em direções diferentes. O carrossel gira sobre rolamentos presos em suas bases que, por sua vez, estão presos ao chão por uma haste igualmente rolamentada. Cada braço é usado de uma forma de acordo com sua posição perante o forno. O braço dentro do forno está em processo de deformação da matéria, enquanto sua posição a direta do forno é utilizada para o resfriamento do molde. A posição em frente ao forno é utilizada para carregamento e desmoldagem e, por fim, a esquerda do forno fica a posição de espera para ir ao forno.
1.4