TRABALHO DE CLEBER MIRANDA 5S

2338 palavras 10 páginas
Introdução
O Programa 5S é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. O relacionamento do programa é diretamente ligado ao lado comportamental das pessoas. A aplicação destes Sensos traz várias vantagens para as empresas e, principalmente, para as pessoas que os aplicam.
Pode parecer até exagero, mas podemos dizer que quando nascemos e, logo em seguida, damos nossos primeiros passos de vida, já aprendemos com o Programa 5S.
O foco deste trabalho acadêmico será voltado para a aplicação dos cinco sensos nos canteiros de obras de construção civil, notificando os pontos positivos e negativos das visitas técnicas realizadas.

O que é o Programa 5s:
O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade que havia, então, de colocar ordem na grande confusão à qual ficou reduzido o país após sua derrota para as Forças Aliadas (2ª Guerra Mundial). O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país. O Programa 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar. No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.
Suas definições e conceitos, por serem de fácil aplicabilidade, tornaram-se famosos em todo o mundo, principalmente no início da década de 70, quando as empresas começaram um processo de "revitalização" em seus métodos, evoluindo com o crescimento industrial que cerca o mercado de trabalho

Relacionados

  • recrutamento e seleção
    17690 palavras | 71 páginas
  • Manual do Direito Penal
    92046 palavras | 369 páginas