trabalho de ciencias
O sistema cardiovascular compreende o coração e os vasos sangüíneos que fazem sua irrigação. O sangue é bombeado para todo o corpo pelo coração através dos vasos sangüíneos.
As artérias que suprem de sangue o músculo cardíaco se chamam artérias coronárias.
Quando essas artérias são bloqueadas ou reduzidas, principalmente pelo colesterol, que está aderido às paredes da artéria, chega ao músculo cardíaco uma quantidade insuficiente de sangue, a qual produz lesão permanente no coração.
Sintomas - Dor aguda muito forte no meio do peito, de uma maneira súbita e com muita opressão. A dor pode irradiar-se até o pescoço, ao ombro, à parte interna do braço ou à parte superior do abdômen. Mas também ela pode ficar restrita à região central do peito.
Geralmente dura mais de dois minutos, quando se apresenta uma obstrução parcial e temporária da artéria coronária, bem como uma forte dor que se denomina angina do peito - apresenta-se na maioria das vezes depois de exercícios fortes ou de um grande esforço físico.
Como evitar - Evite alimentos gordurosos e ricos em colesterol, pare de fumar o cigarro aumenta a pressão e favorece a formação de placas de ateroma e aumenta a freqüência cardíaca, faça exercícios regularmente.
AVC
O acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame cerebral, pode ocorrer de dois tipos: hemorrágico, quando o sangramento cerebral decorre do rompimento de uma artéria ou vaso sangüíneo, em virtude de hipertensão arterial, traumatismo ou problemas na coagulação do sangue.
Sintomas - perda repentina da força muscular ou/e da visão, dificuldade para se comunicar, formigamento em um dos lados do corpo, tontura e alterações de memória.
Como evitar - Vigie a sua tensão arterial tensão arterial alta é o principal fator de risco para AVC, deixe de fumar o tabagismo é a causa de muitas doenças, e neste caso provoca a subida da tensão arterial.
Parada cardíaca
O infarto é a falta de circulação em uma área do músculo