trabalho de ciencias gases nobres
Utilidades do Hélio É usado para encher balões e dirigíveis, foi escolhido para este fim por ser um o gás menos inflamável. É aplicado ainda como líquido refrigerante de materiais supercondutores e como gás de equipamentos para mergulhos de grande profundidade.
Utilidades do Argônio Este gás tem uma vasta utilização no que diz respeito à conservação de materiais oxidáveis, isto se explica pela propriedade inerte deste gás nobre. Veja onde pode ser empregado:
- Devido a sua pouca reatividade, o Argônio é aplicado em peças de museus para uma melhor conservação das relíquias.
- É aplicado em lâmpadas incandescentes para evitar a corrosão do filamento de tungstênio presente neste tipo de lâmpada.
- É considerado protetor para soldas, pois evita oxidação, protegendo-as das substâncias ativas do ar. Esta é a chamada soldagem especial com atmosfera protetora.
- Pode ser usado para inflar airbags de automóveis.
- Lasers a base de Argônio são aplicados na medicina em cirurgias dos olhos.
Utilidades do Radônio É usado na radioterapia e na composição de cápsulas para aplicação em pacientes com câncer. Para esta última finalidade o gás é obtido a partir do elemento químico radioativo: Rádio (Ra).
Utilidades do Xenônio O gás nobre Xenônio possui as mais diversas utilizações que vão desde a medicina até a propulsão de foguetes. Mas as aplicações são limitadas devido ao seu elevado custo e reduzida abundância, confira:
- Xenônio pode ser usado como anestésico em anestesia geral.
- Submetido a acelerador de partículas, o elemento dá origem a íons de Xenônio usados na projeção de foguetes espaciais.
- A utilização mais conhecida do gás Xenônio é no que diz respeito a dispositivos emissores de luz, tais como tubos eletrônicos e em lâmpadas ultravioletas (aquelas de bronzeamento artificial).
- Uma aplicação mais recente de Xenônio é na obtenção dos displays de plasma para os modernos televisores.
- Em