trabalho de ciencia
ATIVIDADE AVALIATIVA I
DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MEIO AMBIENTE
Aluna: Marlí Alves
Descrição da atividade:
Com base na leitura do texto: Metodologia e prática de ensino de ciências: a aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências no 1º grau autor Nélio Marcos V. Bizzo, responda:
1) De acordo com o autor, quais são os dois grandes campos que justificam a necessidade de uma imagem mais plástica de um guia metodológico para ensinar Ciências?
R: A diversidade de objetivos atribuídos ao ensino de ciências pode perfeitamente justificar variações nos padrões pedagógicos, notadamente no ensino de ciências. O acirramento da competição tecnológica, por exemplo, pode ensejar modificações na organização do ensino de ciências, como já ocorreu no passado (ver, por exemplo, Krasilchik, 1987). Além dessa classe de argumentos, pode-se pensar que o sucesso de tal ou qual propositura metodológica dependa, em grande parte, do engajamento do professorado, de forma que existe uma tendência de eleger determinados caminhos metodológicos (e exagerar suas potencialidades) como recurso estratégico para a mobilização da categoria.
2) Apresente cada uma das vertentes do ensino de Ciências, segundo o autor.
R: As vertentes: Semanticista – Essa vertente considera que o primordial na lide com a Ciência é o domínio de seu "ferramental terminológico". O domínio do conhecimento científico seria sempre precedido do correto domínio da terminologia própria da Ciência. O ensino de ciências para crianças seria importante para preparar o "terreno" para a aprendizagem futura, antecipando, lenta e gradualmente, o vocabulário necessário num estágio posterior do aprendizado. O completo domínio de determinada semântica