Trabalho de CDH
A brincadeira inicia-se apenas com um pegador e esse pegador tem como objetivo pegar os outros participantes, com o desenrolar da brincadeira pode haver mais de um pegador, pois todos que forem tocados pelo pegador inicial se juntarão a ele para pegar as outras pessoas. As pessoas não poderão ser pegas quando estiverem no pique, local de segurança a ser escolhido pelos envolvidos na brincadeira, porém, não podem ficar muito tempo no pique, o tempo também será determinado pelos participantes.
Habilidades Motoras: Ficar em pé, correr, giros corporais, desvio, parar, andar, saltar, controle da cabeça e do corpo, e controle do tronco.
Capacidades Físicas: Velocidade, agilidade, coordenação motora, resistência cardiovascular e potência.
Pique-Bandeira
Os participantes da brincadeira serão divididos em dois times de números iguais de participantes, o espaço para a brincadeira será dividido em dois campos de tamanhos iguais, caso seja em uma quadra cada time ficará em um lado da quadra e as “bandeiras” serão colocadas nas extremidades de cada campo. O objetivo de cada time é pegar a bandeira do campo adversário sem que seja tocado no percurso, ao invadir o campo adversário e ser tocado ele fica “congelado” e só pode sair do lugar quando algum membro da sua equipe tocá-lo. Ganha a equipe que pegar a bandeira adversária primeiro obedecendo as regras e levando-a para o seu campo.
Habilidades Motoras: Correr, giros corporais, desvio, parar, andar, saltar, controle da cabeça, controle do tronco, alcançar, segurar, ficar em pé e galopar.
Capacidades Físicas: Velocidade, agilidade, resistência cardiovascular, coordenação motora e potência.
Cabo de Guerra
Os participantes são divididos em duas equipes buscando equilibra-las em quantidade e força aproximada. Uma corda será usada, o centro da corda será marcado de alguma forma (pano, fita), uma equipe ficará de um lado da corda segurando-a e a outra equipe do outro, haverá uma marcação no chão também, a marcação do