Trabalho de Capoeira
O choque cultural e a barreira linguísticas entre africanos e americanos, também ficou evidente, mas o filme vai além e mostra os negros escravos de etnias diferentes, e muitas vezes rivais, sendo colocados todos juntos. A África era um continente onde as tribos tinham por costume entrar em combate com outras rivais, sendo a perdedora escravizada pela vencedora, pois para eles propriedade significava trabalho e mão de obra. Portanto, mesmo antes da chegada dos europeus, era comum a escravização entre os próprios africanos. Isso não exime a responsabilidade que os europeus tiveram, pois com o aumento da procura por esse tipo de mão de obra, houve uma catástrofe onde povos inteiros foram destruidos.
A maior parte do filme se passa dentro dos tribunais, mas ele levanta questões interessantes sobre o processo de escravização, os movimentos abolicionistas e de direitos humanos, a sombra de uma Guerra Civil, a instabilidade das eleições americanas na época, os interesses políticos, o senso de justiça e liberdade.
Nos leva a percebar um pouco como fora a vida de nossos antepassados, conhecendo assim um pouco de quem somos, deixando nosso orgulho de lado e não termos verdade de nos identificarmos quem somos; negros e que somos afro-brasileiros.O negro, tanto quanto o branco, seres humanos,