Trabalho de campo disciplina funcionamento de cozinha
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA
PESCADO MECA
Allan Rodrigo de Andrade
Bruno Ribeiro de Oliveira
Marcos Roberto Corrêa Coelho
Ricardo Beschizza Filho Rosângela Maria Conceição
Orientador: Prof. Sergio Paulo Josely de Souza
Santos
2014
PROJETO APLICADO A SERVIÇOS OPERACIONAIS GASTRONÔMICOS: PESCADO: MECA
Curso Superior de Tecnologia em
Gastronomia
1º módulo
Santos
2014
DESENVOLVIMENTO
PESCADO MECA
Também conhecido como peixe Agulhão. Na maioria dos espécimes possuem cor marrom, azul escuro ou cinza, também possuem o ventre esbranquiçado.
Alguns exemplares possuem apenas uma pequena lista esbranquiçada. Em sua maioria atinge aproximadamente 4,5 metros e chega a pesar 600 kg. É um peixe que habita águas quentes em mar aberto, há mais de 600 metros ao fundo, é considerado um peixe monstruoso quando adulto, levando em consideração seu comprimento e seu peso.
Ele utiliza seu "bico" pontiagudo em forma de espada para dilacerar presas e se proteger de ataques, geralmente um golpe desferido por este animal, causa traumatismos, principalmente em suas presas que ficam desnorteadas. Alimenta-se de peixes como dourado e atum. Assim como todo predador pertence á uma cadeia alimentar e este nem sempre é privilegiado, pois não está no topo, o Meca é um peixe quase extinto, apesar de sua reprodução ser o ano inteiro ocorrendo um aumento durante a primavera e o verão não é suficiente para vencer a pesca predatória imposta pelo homem, já que sua carne possui um sabor excelente e ótimos fins lucrativos para quem o pesca (http://www.qualittas.com.br).
Esta pesca predatória é mais abrangente principalmente por navios coreanos e japoneses que pescam milhares de toneladas do peixe indiferente do seu grau de