Comportamento Oraganizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SÃO PAULO
2013
Conceito de Comportamento Organizacional
Todas as empresas possuem suas próprias culturas e estruturas organizacionais. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de conduzir pessoas, buscar resultados e transformaram-se em referências. Toda essa influência tem está ligada aos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.
Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, a fim de reter talentos, evitar a saída de pessoas e promover engajamento e harmonia entre os envolvidos.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois facilita o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
Entre os Níveis de Estudos dos Comportamentos Organizacionais, podemos destacar:
Nível Individual – Analisa as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente através de seu trabalho.
Nível Grupal – Examina a formação das equipes, grupos, as funções desempenhadas por estes, a comunicação e interação uns com os outros, além da influência e o poder do líder neste contexto.
O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções.
Essa abordagem e visão sistematizada garantem tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.
O campo do comportamento