Trabalho de campo: construção de dados qualitativos e quantitativos
O texto traz o exemplo da Pesquisa Avaliativa Cuidar, que mostra a parceria entre as secretarias de educação de alguns municípios, a Modus faciendi e o Instituto Souza Cruz que trabalharam no Programa de Intervenção pedagógica nas escolas. Relatórios anuais foram confeccionados para que a pesquisa obtivesse o maior nível de assertividade, considerando as particularidades de cada escola.
A comparação entre a metodologia de pesquisa do século XIX e a atualmente mostra como os aparatos tecnológicos que surgiram ao longo dos anos foram facilitadores. Esse aperfeiçoamento natural não extinguiu fatores como as permissões oficiais, equipe, suprimentos, estadia e a organização geral dos trabalhos com marcação de datas e agendas.
A estratégia para confecção da pesquisa foi delimitada sistematicamente, tendo como tópicos seus aspectos positivos e negativos, seus possíveis contratempos ou desvios, evitando assim as falhas.
Grande importância é atribuída ao investigador que possui capacidade e conhecimento para dar sucesso ou não a pesquisa, cada pergunta ou resposta levantada são únicas, desde a introdução à conclusão. O avaliador tem a difícil missão de apontar os erros do processo e as entrevistas são utilizadas diretamente associadas há ideias de atingir os objetivos. Sendo um grupo focal, aplicação de questionários ou outras. Ao final de quatro anos de pesquisa o processo de avaliação contou com pesquisadores com arcabouço suficiente para elaboração da