trabalho de biosegurança
Apresentação 2
Introdução 3
1 )Medidas de proteção para a equipe odontológica 5 Imunização 4 Uso correto de EPI 5 Prevenção contra acidentes 6 Lavagem das mãos 5
2 )Limitação da propagação de microrganismos no ambiente de trabalho 6 Lavagem e secagem 5 Empacotamento ou embalagem 6 Esterilização 5 Desinfecção 6
APRESENTAÇÃO
O conhecimento cientifico acumulado em relação a atividade odontológica permite afirmar que o risco de contrair infecções nos mais simples procedimentos existe e pode ser considerado alto, principalmente se o trabalho for realizado em instalações inadequadas, sob o uso incorreto de equipamentos de proteção individual (EPI), com falhas no processamento de artigos e superfícies, e nos tratamentos dos resíduos gerados pelo atendimento.
Profissionais de saúde que trabalham nos Centros de Saúde, nas Policlínicas de Especialidade médicas e nas Unidades de Pronto Atendimento, além de terem o profundo conhecimento desse problema, devem ser treinados e atualizados diuturnamente. Esse trabalho é incansável, porque a cada dia, com o uso indiscriminado e inadequado de antibióticos e de procedimentos na prática da esterilização e da desinfecção de materiais e de ambiente, aparecem novos microrganismos resistentes ao atual arsenal usado na anti-sepsia ou na desinfecção.
Este Manual de Normas e Rotinas permitirá que padronizemos o nosso conhecimento e a nossa prática no processamento de artigos e de superfícies dentro dos Consultórios Odontológicos de Saúde do Município. E por esta razão, é importante salientar que o Manual não deve ficar nas prateleiras das Unidades de Saúde e sim ser instrumento de treinamento e de capacitação contínuos a todos os servidores da Saúde. “Cabe ressaltar ainda que a equipe técnica que elaborou este manual deve estar atenta à atualização e à introdução de novas tecnologias de combate às infecções”