Trabalho de biosegurança
Neide P. de Santana RA 202570
Adelina Barbosa RA 198640
Ena de Almeida Alves RA 200543
Wesley Cunegundes RA 235366
Ana Cristina RA 196053
A atividade prática supervisionada (ATPS)
Biossegurança
Ana Maria Viegas Tristão
Sobradinho DF, 19 de setembro de 2012.
Introdução
Esta atividade tem como objetivo nós auxiliar a planejar e conhecer formas de execução e técnicas para evitar a contaminação de setores e pessoas, e evitar acidentes do trabalho na qual nós ajudará muito na nossa formação acadêmica.
3. Desenvolvimento – abordar as etapas pesquisadas;
Etapa 01
Enfermaria
As regras de uma enfermaria devem ser bastante claras e respeitadas tanto pela família dos pacientes internados como pelos profissionais que trabalham no setor, pois é um local de altos riscos de contaminação hospitalar.
Numa enfermaria de clínica médica existem pacientes com todo tipo de patologias, o que por si só já é um risco, e se não forem tomadas as precauções severas de praxe, certamente esses riscos se tornarão fatos.
Certamente é um dos setores de maiores riscos dentro de um hospital, tanto de contaminação como de acidentes de trabalho. É onde a manipulação e administração de medicamentos merece todo um cuidado especial para que não se cometa enganos que possam ter consequências graves e até fatais.
É onde também a manipulação de equipamentos médicos para os diversos procedimentos devem ser estéreis e a higiene mantida 24 horas por dia. E é onde também, os profissionais da saúde correm riscos de contaminação se não observarem os devidos cuidados com os E.PI.s e E.P.Cs, que são luvas de procedimentos, máscaras de proteção, higienização, etc.
Cuidados necessários: Modificar na medida do possível as condições ambientais para proporcionar a temperatura, humidade e ventilacão adequadas e a circulação de ar livre de contaminantes. Favorecer uma alimentação