Trabalho De Biomol
Os diferentes alelos de um loco surgem por mutação no DNA. Mutações podem modificar a forma de expressão dos genes, resultando em alterações no fenótipo dos organismos. Assim, alelos diferentes podem resultar em fenótipos diferentes.Os agentes que podem causar mutuações no DNA são as substâncias existentes no fumo, os raios X, a luz ultravioleta, o gás mostarda, ácido nitroso e algumas corantes existentes nos alimentos.
A mutuação espontânea ,ocorre na natureza sem a adição de um mutuágeno, e mutuação induzida é causada por um mutuageno.As mutuações são classificadas de vários modos. Uma distinção é baseada no número de bases alteradas na molécula de DNA. Uma mutuação de ponto, por exemplo, envolve um único par de bases, enquanto a mutuação múltipla envolve alterações em dois pares de bases. Um mutante pode ser definido como um organismo no qual ou a sequência de bases do DNA ou o fenótipo foi alterado. Essas definições são em geral as mesmas, pois uma mudança em ma única base em uma molécula de DNA pode levar a uma alteração na sequência de aminoácidos de uma proteína.
As mutuações no DNA podem causar cancêr por causa das células somáticas que se propagam por mitose. Os genes que promovem a divisão celular estão ativos na célula embrionária, mas inativos nas células adultas. No entanto, sofrem alguma mudança, que possa ativa-los em momentos inadequados, eles se transformam em oncogenes e provocam o cancêr. O cancêr pode ser considerado uma doença genética uma vez que é desencadeado por alterações no DNA da célula. No entanto, ao contrário das demais síndromes genéicas humanas, o câncer não é necessariamente uma doença hereditária.Os carcinógenos são tumores malignos que se originam, nas células epiteliais ou