trabalho de biologia
Tundra
A Tundra ocorre no hemisfério Norte, próximo à região de gelo permanente, formando um cinturão entre as latitudes de 60° e 80° norte. O clima muito frio e seco dessa região apresenta apenas 3 meses mais quentes no ano, período em que a temperatura máxima não ultrapassa os 10°C. A precipitação nessa região é baixa e normalmente ocorre sob forma de neve. O solo permanece constante congelado, exceto no verão.
Não existem árvores na Tundra, suas plantas características são as herbáceas. Nos meses quentes podem ser encontrados muitos animais nesse bioma, os maiores são os caribus e as renas. É possível encontrar também lemingues, ptármigas, raposas, bois almiscarados, lebres árticas, lobos árticos e aves migratórias.
No inverno, os grandes mamíferos migram para o sul em direção à floresta boreal, as aves migram para outras regiões e os insetos tornam-se dormentes. As ptármigas, as lebres do ártico e as raposas são alguns dos poucos animais que vivem o ano inteiro na Tundra.
Nessas regiões frias, aves e mamíferos possuem várias adaptações que evitam a perda de calor do corpo. Eles apresentam diminuição das extremidades corporais, além disso, tem plumagem e pelagem espessas. Já em regiões quentes os mamíferos apresentam extremidades maiores, o que auxilia a dissipar o calor e mantém a temperatura do corpo constante.
Floresta Boreal
A floresta boreal, taiga ou floresta de coníferas localiza-se em regiões de clima frio, com invernos