TRABALHO DE BIOLOGIA CELULAR GERAL
NOME: Monalisa de Menezes Pontes
CURSO: Engenharia de alimentos – 1° semestre
MATRICULA: 371225
UFC – Universidade Federal do Ceará
Estudo dirigido II – Biologia celular Geral
1. Qual a importância co-evolutiva da glicólise para os organismos vivos?
A glicólise é de extrema importância para os organismos vivos, pois é uma via central quase universal do catabolismo da glicose. No entanto, é a via que na qual ocorre maior fluxo de carbono na maioria das células. Em determinados tecidos e tipos celulares de mamíferos a glicose, por meio da glicólise, é a principal fonte de energia metabólica. Uma molécula de glicose é oxidada gerando duas moléculas de piruvato, duas moléculas de ATP e dois NADH+, que serão introduzidos na cadeia respiratória ou na fermentação. A quebra glicolítica da glicose é a única fonte de energia metabólica em alguns tecidos de mamíferos e tipos celulares, por exemplo, a hemácia e o cérebro. Alguns tecidos de plantas que são diferenciados para armazenar amido e algumas plantas aquáticas derivam a maior parte de sua energia da glicólise.
2- Descreva todas as moléculas conservadoras de energia (ATP, NADH, FADH2) formadas e/ou consumidas durante a oxidação completa de um mol de glicose desde a via glicolítica até a fosforilação oxidativa especificando as moléculas formadas e/ou consumidas em cada etapa.
ATP: é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituído por adenosina associado a três radicais de fosfatos conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos. O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo imediato. A molécula de ATP atua como um transformador de energia. Esta energia pode ser utilizada em diversos processos biológicos, tais como o transporte ativo de moléculas, síntese e secreção de substâncias, locomoção e divisão celular, entre outros. As principais formas de produção de