Trabalho de Bio.
Divisão de tarefas entre as células, com cada uma desempenhando um papel [como ocorre nos seres humanos, em que existem neurônios, hemácias, células epidérmicas, etc, com papeis diferentes].
Maior deslocamento, pois uma célula sozinha depende de flagelos, cílios ou outros recursos menos eficientes para locomoção.
2 –
3 –
4 – Nas esponjas mais simples, os coanócitos revestem apenas certos canais e câmaras internas. Eles produzem a circulação da água no interior da esponja, além de filtrar à água e fagocitar as partículas alimentares nela presentes.
5 – O "esqueleto" das esponjas pode ser formado por espículas calcárias ou siliciosas, por fibras de espongina ou por placas calcárias.
6 – Não. Pela sua característica de filtração para obter nutrientes. Se a água estiver parada, ele não conseguirá obter muitos nutrientes e acabará morrendo.
7 – Gêmulas são estruturas resistentes a adversidades ambientais como seca. Essas gêmulas se originam no interior do corpo da esponja, têm parede espessa, possui espículas e um conjunto de amebócitos que vai auxiliar na formação de novas células assim que houver local e ambiente propício para seu desenvolvimento. Quando uma esponja morre, gêmulas são liberadas para propagação da espécie.
8 – O maior diferencial entre poríferos e celenterados é a digestão extracelular, uma evolução presente nos celenterados, que permitiu que eles se alimentassem de partículas maiores do que os poríferos, sendo assim mais bem adaptados.
9 – livro
10 – livro
11 – Em seus tentaculos, as caravelas possuem uma celula de defesa chamada cnidócito, que contem substancias toxicas e urticantes, podendo matar o individuo ou por causa do seu tamanho ou pelo numero de queimaduras que sofreu.
12 – A fundamental é que as caraqvelas flutuam e possuem enzimas mais poderosas que as medusas que estão livres na coluna d'água e possuem tentáculos mais