Trabalho De Artes
Artista francês, Marcel Duchamp nasceu em 1887, em Blainville-Crevon, próximo de Rouen. Entre 1904 e 1905 estudou em Paris, na famosa Academia Julian. A partir de 1905 executou inúmeros desenhos humorísticos que foram publicados em jornais como Le Courier Français, Le Rire, entre outros. Neste período participou com trabalhos próprios no Salão dos Humoristas e, desde 1908, passou a expor regularmente no Salão de outono e no Salão dos Independentes. Para além dos desenhos, Duchamp realizou também aguarelas e pinturas alinhando pelos princípios estilísticos do movimento impressionista, como o testemunha a tela "Église à Blainville", datada de 1902. Posteriormente enveredou na tendência pós-impressionista de Paul Cézanne, realizando em 1910 o quadro "Portrait de l'Artiste". Neste mesmo ano, Marcel Duchamp experimentou uma linguagem mais livre, de registo fauvista, pintando então o retrato do Doutor Dumonchel.
Em 1911 o artista juntou-se aos irmãos, o escultor Raymond Duchamp-Villon e o pintor Jacques Villon, desenvolvendo a atividade artística em conjunto e, no ano seguinte, os três associaram-se ao grupo da Secção de Ouro (Section d'Or). Influenciado pelos princípios estéticos do Cubismo e do Futurismo Italiano, Duchamp realizou uma série de pinturas de grande originalidade, de entre as quais se tornou particulamente famosa o "Nu descendant l'escalier", obra que teve duas versões, uma realizada em 1911 e outra no ano seguinte e que procura introduzir na imagem uma noção de movimento, de acordo com os pressupostos futuristas. Esta pintura, que foi apresentada publicamente na exposição Armory Show de Nova Iorque, em 1913, teve um efeito duplo: se por um lado escandalizou fortemente o público, por outro, foi um importante meio mediático que contribuiu para a internacionalização do seu autor.
Nesta altura, o pintor Francis Picabia, que Duchamp conhecera em 1912, exerceu uma forte influência na sua produção artística.
Em meados da década de 10 o