Trabalho De Arquitetura E Urbanismo Santo Antonio
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
BELO HORIZONTE - MG
2013
ESTUDO DE PERCEPÇÃO URBANA:
BAIRRO SANTO ANTONIO.
Francisco Lage Cardoso
Luíza Mendes dos Santos
Pedro Lacerda
Tamires Araújo
ESTUDO DE PERCEPÇÃO URBANA: BAIRRO SANTO ANTÖNIO
Trabalho acadêmico apresentado na disciplina Arquitetura e Urbanismo, turma CH, noturno, 5º período, para avaliação.
Sumário
Histórico do Bairro 1
Lei de Uso e Ocupação do Solo 3
Mobilidade Urbana 4
Equipamentos Urbanos 5
Qualidade Ambiental 6
Entrevistas 1
Propostas 3
Bibliografia 3
1. HISTÓRICO DO BAIRRO:
Um dos primeiros bairros nascidos fora do perímetro da Avenida do Contorno, o Santo Antônio, localizado na região Centro - Sul, ainda conserva características arquitetônicas e vocação residencial. O bairro surgiu na década de 20 a partir da antiga Colônia Afonso Pena, que tinha como principal referência uma caixa d’água, situada onde hoje se encontra a sede da COPASA.
Na década de 70, muitas de suas casas unifamiliares cederam espaço para grandes edifícios. Essa verticalização impulsionou o mercado imobiliário, que se desenvolveu de maneira rápida e ascendente.
Com ruas que levam o nome de cidades mineiras e uma topografia acidentada que dão uma vista bonita da cidade, o Santo Antônio, além de ser um dos mais tradicionais bairros de Belo Horizonte, é também um dos mais aprazíveis para se viver.
Desenvolvimento / Infraestrutura:
Apesar da carência de áreas verdes, o bairro ainda possui um grande número de ruas arborizadas. A população, estimada em 23 mil moradores, tem a seu dispor um comércio variado e sofisticado, com butiques de grife, mercearias, farmácias, lavanderias, sacolões, padarias e serviços de primeira necessidade.
O Santo Antônio é marcado por alguns símbolos. Além do prédio da antiga Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG - FAFICH e a igreja Santo Antônio, um aspecto