A Evolu O Da Impressora
Um pouco de história o ã s s e r p m i a e sobr
...
Algo tão comum em escritórios ou até na sua própria casa, as impressoras vêm de uma longa evolução através do tempo, iniciando-se aproximadamente em 200 depois de cristo.
XILOGRAVURA - 200 d.C
Com a Xilogravura, os chineses conseguiam gravar imagens e escrituras em pequenos pedaços de madeira e o utilizavam como reprodução os aplicando em papéis, parecido com os carimbos utilizados atualmente.
Essa técnica insistia em entalhar a madeira com um instrumento cortante a forma desejada, passar uma camada de tinta sobre ele e o pressionar sobre papel ou tecido.
Dá para se dizer que essa foi a primeira técnica de impressão, pois consistia em ter uma matriz e criar padrões a partir dela.
PRENSA MÓVEL - 1450
MÁQUINA DE ESCREVER - 1714
Mais avançado que a xilogravura e com um processo automatizado, a prensa móvel foi uma revolução no processo da impressão, uma marca disso é seu criador ter entrado para história: Johannes Gutenberg, um alemão que, com base nas prensas de vinho, organizava pequenos blocos metálicos esculpidos em relevo e os posicionava em uma placa chamada matriz.
Com essa placa conseguia-se criar uma página, pressionando-a contra a tinta e aplicando-a nas folhas de papel em branco. A cada página que se alternava, os moldes eram desmontados e montados novamente e todo o processo se repetia. Dessa maneira conseguiram no período de 10 anos, imprimir cerca de 15 milhões de livros, suprindo assim a necessidade da impressão gráfica, muito crescente naquela época.
Processo de xilogravura
Prensa de Gutenberg
Johannes Gutenberg
Xilogravura chinesa
A invenção de Henri Mill tornou o processo da escrita mecânica muito mais rápida e simplificada, mesmo tendo sofrido algumas alterações com o tempo. Outros inventores adicionaram o teclado minúsculo, já que a máquina de escrever apenas imprimia letras maiúsculas e também a modificaram de modo em que os datilógrafos (pessoas que trabalhavam