TRABALHO DE ANTROPOLOGIA
FAHESA – Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e Saúde de Araguaína
Disciplina: Antropologia Período:2015 / 1
Profª: Marilda Coutinho Freitas
Grupo: Aline Fernandes Coelho Maiza Lopes Negreiro Miriellen Paiva Dos Santos Regina Souza Araújo
SELEÇÃO NATURAL
Araguaína – TO 2015 / 1
Introdução
A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição.
A expressão mais adaptado refere-se à maior probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em determinado ambiente.
A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações. Mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador, está presente, eliminando os fenótipos desviantes.
Para Marina de Andrade Marconia seleção natural é a preservação e melhoria das variáveis de um organismo em função das variações do meio, levando – o ao desenvolvimento evolutivo. Os que possuem qualidades adaptativas sobrevivem, os que as têm tendem a desaparecer na luta pela existência. A pele, a julgar pela distribuição, é um caráter adaptativo. A pigmentação muito escura localize – se em regiões de temperaturas quentes e úmidas, ao contrário das levemente pigmentadas. Na Índia, o câncer do rosto aos marinheiros brancos. A pigmentação protege a pele contra os danos da irradiação. Para Charles Darwin Seleção natural é o processo proposto para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos, a evolução, em concordância com as evidências disponíveis no registro fóssil. Outros mecanismos de evolução das espécies incluem a deriva genética, o fluxo gênico, as mutações e o isolamento geográfico.
O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos