Trabalho de Antropologia
R: A antropologia é uma ciência natural, definida como “a ciência comparativa do homem, que trata de suas diferenças e das causas das mesmas, no que se refere à estrutura, função e outras manifestações da humanidade, segundo o tempo variedade, lugar e condição”.
É natural que o seu discurso fosse fortemente influenciado por conceitos biológicos e, especialmente, por paradigmas evolucionistas. As diversidades de comportamento e de desenvolvimento social, constatadas entre as diferentes sociedades humanas, levaram os antropólogos a buscar explicações cientificas. Estas baseadas em um determinismo biologicamente diferentes e essas divergências são resultantes de um processo evolutivo.
02.Explique por que o desenvolvimento do pensamento antropológico moderno se inicia no século XVIII, quais são os pensadores desse período e que ideias defendem.
R:Inicia-se justamente na época do Iluminismo, com Montesquieu, na França e com os filósofos escoceses como David Hume e Adam Smith.
Montesquieu considerava que as partes integrantes de uma sociedade e seu meio ambiente estão funcionalmente vinculados a todas as demais partes, antecipando assim os princípios do estruturalismo funcional formulados na primeira metade do século XX por antropólogos ingleses.
Hume e Smith consideravam que as sociedades humanas eram sistemas naturais, ou seja, derivavam da natureza humana e não do contrato social.
John Locke diz que a mente humana não é mais do que uma caixa vazia por ocasião do nascimento, dotada de uma capacidade ilimitada de obter conhecimento, fefutando assim a ideia da existência de princípios ou verdades impressas hereditariamente na mente humana.
Jean Jacques Rousseau também atribuiu um grande papel à educação, chegando mesmo ao exagero de acreditar que esse processo teria a capacidade de completar a transição entre os grandes