Trabalho de antropologia sobre etnocentrismo
Escola Normal Superior
Curso de Pedagogia
Disciplina:Sociologia da Educação Brasileira
Professor: Geraldo Valle
Turma: 2º Período Vespertino
Acadêmicos: Rosilane Araújo, Heleson Freitas, Rosimeire Serejo, Toni Esterfeson Relato do texto :O Século XIX,segundo Furtado Maria Teresa Ribeiro de Oliveira
O texto “O século XIX,segundo Furtado” tem como objetivo explicar o processo evolutivo da economia do Brasil respaldado na perspectiva teórica de Celso Furtado.
Em uma de suas obras,Furtado analisa a economia brasileira de modo a discordar de teorias antigas que explicam a economia brasileira historicamente.
Basicamente ele afirma que o atraso da economia brasileira atualmente é decorrente da estagnação econômica de quando o Brasil era colônia de Portugal e mesmo depois da independência política,a economia continuou sendo colonial.Somente no século XIX,o Brasil começa a evoluir economicamente.
Furtado aborda outros casos como a instalação do governo Português no Rio de Janeiro,alegando que a política joanina não foi crucial para a evolução econômica brasileira e outros detalhes precisos que Furtado ousa afirmar e explicar em oposição aos historiadores e economistas antigos.
Relato do texto: “Um Seminário de Marx” Roberto Schwarz
O texto “Um seminário de Marx” mostra a realidade vivida por um grupo de estudiosos observando diversos acontecimentos históricos baseando-se na perspectiva teórica de Karl Marx a partir de sua obra O Capital.Uma das principais análises elaboradas pelos intelectuais é sobre o atraso econômico do Brasil.
Através desses seminários eles procuravam apontar trechos em que a sociedade desmentisse o marxismo oficial,em momentos marcantes da história em que viviam,mas não esquecendo o que se passava em outras sociedades internacionais e seus