Gestão do conhecimento
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
POLO ASSÚ/RN
CURSO RECURSOS HUMANOS
JOÃO EUDES ALVES DA SILVA RA – RA 233858.
ROSALVA LÚCIA DOS SANTOS SILVA RA – 230177.
WILMA ARIANA GONZAGA DE DINIZ – RA 240306.
LUILSON DA SILVA VICENTE – RA 229967.
FRANCISCA LUCINA DE SÁ FIGUEIREDO – RA 225256
Desafio de Aprendizagem de Gestão do Conhecimento
Novembro/2011
Etapa 1
Confirmação da Conceituação Teórica
Indubitavelmente tanta a administração moderna quanto às diversas organizações dependem da criação e da gestão do conhecimento individual e organizacional. Atualmente, as riquezas das organizações estão em bens intangíveis, como idéias, marcas, processos e outros valores que na verdade fazem parte do conhecimento; naturalmente ele passa a ser a chave para o sucesso.
Conhecimento estar em conhecer e encorpa um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. Ele não nasce do vazio e sim das experiências que quando acumulados se transformam em experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
Existem diferentes tipos de conhecimento tais como:
*Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum)
*Conhecimento Fisiológico;
*Conhecimento Teológico;
*Conhecimento Científico.
O conhecimento é tanto explícito quanto tácito, podendo ser expresso em palavras, recurso visuais ou manuais, por outro lado, não é facilmente visível e explicável. È altamente pessoal enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo. È também inerentemente paradoxal, pois é formado do que aparenta ser dois opostos trata-se de uma inteligência diferenciada. A destruição criadora descreve o processo de inovação, fixada numa economia de mercado em que novos produtos destroem empresas velhas e antigos modelos de negócios.
A força motriz do conhecimento econômico sustentado a longo prazo são as inovações dos